domingo, 17 de janeiro de 2010

D'Os desenhos animados em 3D

Numa noticia recente, especialistas vêm assegurar a prejudicialidade dos filmes e desenhos animados de 3 dimensões em crianças. A verdade é que, afirmam, enquanto os tradicionais desenhos animados estimulam a criatividade e o desenvolvimento intelectual da criança, as novas tecnologias vem fazer com que a descodificação da informação (SNC) se torne num processo muito mais moroso e até doloroso. Uma vez que as estruturas cerebrais não estarão formadas por completo e, acima de tudo, preparadas para esta tecnologia.


"a forte estimulação sensorial pode ter implicações para o sistema nervoso central". As dores de cabeça, a sensação de after image e distúrbios do sono são alguns dos efeitos



As imagens em três dimensões são usadas há muito tempo na ciência, em exames médicos, em jogos e até ao serviço da educação. O efeito 3D, ou visão de relevo, é provocada através de óculos de lentes polarizadas que filtram a luz a 90 graus para cada olho, permitindo assim que cada olho veja uma imagem diferente. Dois projectores mostram o filme em simultâneo e cada imagem do projector é ligeiramente deslocada na tela, simulando a distância entre os olhos. Por fim, o cérebro funde os dois planos de forma a dar profundidade à imagem.

in Público


A referir é o facto de tudo isto surgir devido ao já sucesso de bilheteiras, Avatar (em Portugal, acenselhado a maiores de 6 anos; nos Estados Unidos da América, aconselhado a maiores de 12)

0 comentários: