Este blogue foi criado com o objectivo de partilhar informações e conhecimentos abordados e apreendidos na Unidade Curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação. Esta que assenta sob os "conceitos de texto, de literacia e de competência comunicativa no contexto do desenvolvimento tecnológico actual e da construção da significação, configurada em diferentes formatos textuais, em diversos contextos e ambientes. (…) concebe-se por um lado, como um espaço instrumental em que os estudantes aprofundam a formação sobre as potencialidades comunicativas das TIC enquanto utilizadores, desenvolvendo a sua competência pluricomunicativa e tendo em vista melhorarem as suas competências científicas; por outro, como espaço de reflexão sobre materiais facilitadores da aprendizagem no ensino básico em que a Língua Portuguesa é código veiculador porque língua de ensino."
Ao longo desta plataforma, propomo-nos, então, a expor as competências desenvolvidas no decorrer do semestre. Sendo estas:
• Reflectir sobre a importância e a especificidade do fenómeno comunicativo, das linguagens, das línguas e, em particular, da Língua Portuguesa;
• Implicar a Língua Portuguesa na pluralidade textual contemporânea;
• Identificar as potencialidades das tecnologias de comunicação e informação nos processos de produção escrita e de comunicação;
• Identificar as potencialidades pedagógicas da Internet na aprendizagem da Língua Portuguesa;
• Utilizar as TIC adequadamente para pesquisa, selecção, organização, tratamento e apresentação de informação;
• Utilizar ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, explorando as suas potencialidades para o desenvolvimento de competências comunicativas, de escrita e de leitura;
• Trabalhar colaborativamente para a concepção e desenvolvimento de projectos, utilizando plataformas de comunicação a distância;
• Desenvolver competências comunicativas com recurso a suportes diversificados.
Ao longo desta plataforma, propomo-nos, então, a expor as competências desenvolvidas no decorrer do semestre. Sendo estas:
• Reflectir sobre a importância e a especificidade do fenómeno comunicativo, das linguagens, das línguas e, em particular, da Língua Portuguesa;
• Implicar a Língua Portuguesa na pluralidade textual contemporânea;
• Identificar as potencialidades das tecnologias de comunicação e informação nos processos de produção escrita e de comunicação;
• Identificar as potencialidades pedagógicas da Internet na aprendizagem da Língua Portuguesa;
• Utilizar as TIC adequadamente para pesquisa, selecção, organização, tratamento e apresentação de informação;
• Utilizar ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, explorando as suas potencialidades para o desenvolvimento de competências comunicativas, de escrita e de leitura;
• Trabalhar colaborativamente para a concepção e desenvolvimento de projectos, utilizando plataformas de comunicação a distância;
• Desenvolver competências comunicativas com recurso a suportes diversificados.
0 comentários:
Enviar um comentário