Na edição deste mês da revista Super Interessante confrontamo-nos com um artigo cativante acerca da futura utilização extrema das tecnologias em sala de aula. De acordo com o artigo, está para breve a utilização da realidade virtual nas aulas através de quadros interactivos, vídeos de textos (vídeoprojector em 3D), livros electrónicos - ebooks (ainda que se recorra também ao formato em papel!), câmaras inteligentes, mesas multitácteis , computadores, netbooks e table PC's, a gravação das aulas através de podcasts, objectos virtuais (manuseados através de uma data glove), sistemas de escolha (através da utilização de um controlo remoto - a uma questão colocada pelo professor os alunos responderão através de um sistema de escolha multipla), um multicarregador de baterias, um sistema WiFi (que permite a conectividade na sala de aula), um scanner de segurança encarregue de controlar todas as entradas e saídas e ainda um robôt auxíliar! Isso mesmo. De acordo com o artigo, o objectivo será a divisão do grupo de trabalho em pequenos grupos - cada grupo desenvolve uma actividade adequada ao seu "nível". Assim sendo, enquanto o professor (ou até mesmo um conjunto de professores!) se encarrega de determinado grupo, o robôt auxília um outro grupo em pequenas tarefas. Prevê-se ainda a existência de um professor-robôt para explicações mais "simples".
Assim vai a tecnologia da educação ... lá fora.
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